1° Semana do Meio Ambiente na Escola professor Walter Russo na Figueira em Duque de Caxias.
- Projeto Farmácia Viva
- 23 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2021
No período dos dias 10-12 de julho foi realizado a 1° Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal professor Walter Russo, localizado na Figueira, em frente à Rodovia Washington Luiz, e foi idealizada Professor Sebastião de Ciências. O projeto Farmácia Viva e Saúde do Lixo puderam participar no dia 12 durante a tarde. Nesse dia estavam presentes turmas de 6°,8° e 9° ano, o professor Sebastião, a professora Bianca Ortiz, o senhor José Miguel, responsável pela ONG ECOCIDADE, os alunos do Farmácia Viva, Giovanni e Samuel, a aluna Alana do projeto Saúde do Lixo e uma responsável pelo colégio na ocasião.

Após uma breve explicação do que seria tratado no dia pelo professor Sebastião, as palestras começaram sendo o primeiro palestrante o responsável pela ONG ECOCIDADE, José Miguel, que falou um pouco sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em seguida a professora Bianca e os alunos dos projetos Farmácia Viva e Saúde do Lixo assumiram a palavra falando sobre preservação ambiental. Para começar mostramos um vídeo que levava em consideração um dos principais rios de Duque de Caxias, o Sarapuí, que também é um dos rios mais poluídos da Baixada, o clipe mostrava a situação dos pescadores, que mesmo sendo poluído, utilizavam do rio para seu ganha pão, só que empresas vem despejando cada vez mais químicos que acabam com a ,já pouca, vida presente ali, o vídeo ainda mostra a situação dos moradores que moram na beira desse rio, que sofrem com enchentes, e doenças transmitidas por ratos e mosquitos que vivem ali.
Como atividade, o projeto levou uma imagem de mapa da área ao redor do colégio e fotos de problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos em Duque de Caxias, e foi peço para que os alunos se separassem em 3 grupos. Cada um deles ficou responsável por um tipo de descarte irregular, o 6° ano ficou responsável pelo descarte em rios, o 8° ano por discutir os lixões e seus impactos, e o 9° ano pelo descarte de materiais pesados e de difícil decomposição. A ideia era que eles desenvolvessem soluções para esses problemas, tanto como cidadão, quanto como alguém no poder, como um prefeito. Um exemplo disso foi o 8° ano que ao discutir o lixão, disse que ao fazer isso também deve-se também pensar nas pessoas que trabalham, e tiram seu sustento daquele local, além de trabalhar com a terra depois que fossem retirados os resíduos com métodos de biorremediação. E como pessoas, sempre ficar atento para onde vai seu lixo, se houver algum tipo de coleta seletiva no seu bairro, participe, e sempre siga o princípio dos 3 Rs, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Para terminar, o professor Sebastião agradeceu a presença tanto do José Miguel, quanto da professora Bianca, e salientou da importância dos assuntos discutidos ali.
Comments