Higienização de Alimentos e Embalagens
- Projeto Farmácia Viva
- 4 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2021
O novo coronavírus pode sobreviver por horas ou dias dependendo da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente, segundo o estudo publicado pela revista "New England Journal of Medicine", o novo coronavírus pode resistir por até 24 horas em superfícies de papelão e 72 horas em superfícies de plástico, contudo isso pode ser mudado por intermédio de uma correta higienização ou desinfecção do local. Apesar de não haver evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido por meio de alimentos, suas embalagens e superfícies podem transportar o vírus. Por isso, o projeto Farmácia Viva recolheu algumas informações para auxiliar a comunidade na hora de higienizar os alimentos vindos do mercado, feiras e hortifrútis.
ALIMENTOS CONSUMIDOS CRUS: De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), a higienização dos alimentos crus é de grande relevância uma vez que esses alimentos podem conter micro-organismos patogênicos. Para vegetais folhosos que serão utilizadas em saladas, deve-se: ● Descartar as folhas danificadas e lavar em água corrente cada folha que será utilizada; ● Logo após essa lavagem, deixe as folhas submersas por 15 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água; ● Passado os 15 minutos, deve-se lavar novamente cada folha em água corrente; ● Feito isso, as folhas já estarão devidamente higienizadas e prontas para o consumo; ● Para vegetais não folhosos e frutas (mesmo que essas sejam consumidas sem casca) o procedimento deve ser o mesmo. Vale ressaltar também que a água sanitária correta a se usar nesse procedimento é a que contém hipoclorito de sódio e cerca de 2% de cloro ativo.

ALIMENTOS CONSUMIDOS COZIDOS: É muito importante ficar atento ao cozimento dos alimentos como ovos e legumes. O tratamento dos alimentos pelo calor, como cozimento e fritura, quando feitos corretamente, são capazes de eliminar os vírus, caso estejam contaminando ainda cru. Porém, é preciso evitar a recontaminação depois do cozimento, a chamada contaminação cruzada. Para isso, é muito importante não deixar alimentos cozidos em contato com alimentos crus para evitar essa contaminação. Não há qualquer evidência que os animais de corte para consumo humano no Brasil, como bovinos, aves e suínos etc, sejam portadores ou tenham a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

PEDIDOS DELIVERY: Devido ao isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde, os pedidos em restaurantes e redes de fast-food aumentaram significativamente durante a quarentena. Embora seja uma opção viável para evitar contato com outras pessoas, o risco de contaminação ainda existe, pois é possível uma contaminação por meio da embalagem, pelo contato com o entregador e pela superfície do alimento. ● É recomendado que essa entrega seja feita com o mínimo de contato possível com o entregador; ● Logo após a entrega deve ser realizada a limpeza da superfície com alvejante ou álcool 70%; ● Também é recomendado que a comida seja retirada de sua embalagem e sejam colocadas em um recipiente limpo de sua residência.

HIGIENIZAÇÃO DE EMBALAGENS: Como visto anteriormente é muito importante o cuidado com os alimentos recebidos por delivery, mas quando se vai ao mercado quando necessário, é muito importante se usar a máscara e levar um vidrinho individual de álcool em gel, para o caso de você tocar em algo que você sabe que diversas pessoas tocaram, como a maquininha de cartão, e não ter risco de levar o vírus para o rosto posteriormente. No mercado é aconselhável o uso de sacolas de pano ou que podem ser lavadas após o uso, caso seja necessário o uso de sacolas plásticas, o ideal é que ao chegar em casa você: ● Jogue-as no lixo, mas se você quiser as reutilizar, deixe elas em um litro de água com uma colher de água sanitária, por 15 minutos, depois deixe-as secando, e guarde para utilizar depois; ● Após as compras, e ao chegar em casa, é importante colocar as compras em cima de uma superfície plana e fácil de limpar, como a pia, ou o chão de casa (caso esteja limpo), e com um pano com álcool 70% ou água sanitária (sem alvejante), passe em todas as embalagens antes de guardar, isso é importante para não ocorrer a contaminação cruzada, já que esse vírus pode ficar ativo em quantidades perigosas durante 24h em superfícies como plásticos; ● Depois dessa sessão de limpeza não esqueça de limpar suas mãos.

Referências: 1. FoRC/USP lança vídeo sobre cuidados com os alimentos em tempos de COVID-19- FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos 2. Coronavírus impulsiona delivery no Brasil e muda rotina de restaurantes e consumidores 3. <https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,perguntas-e-respostas-vejacom o-evitar-contaminacao-de-coronavirus-na-ida-aomercado,70003245391> 4. <https://jornaldebrasilia.com.br/saude/medidas-simples-em-casa-podem-ma nter-o-virus-da-covid-19-longe-dos-alimentos/> 5. <https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/08/especialista-explica-como-higie nizar-alimentos-durante-a-pandemia/> 6. <http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/noticias/-/asset_publisher/3WSYdp5 mIC2e/content/o-novo-coronavirus-pode-ser-transmitido-por-alimentos-/21920 1> 7. <https://saude.abril.com.br/alimentacao/medidas-manter-coronavirus-aliment os/> 8. <https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/03/embalagens-entregues-em-casa-devem-ser-limpas-para-evitar-contaminacao.shtml> 9. <http://forc.webhostusp.sti.usp.br/noticia.phpt=FoRC/USP%20lan%C3%A7a%20v %C3%ADdeo%20sobre%20cuidados%20com%20os%20alimentos%20em%20tempos%20de%20COVID-19¬icia=79> 10. <https://saude.abril.com.br/alimentacao/medidas-manter-coronavirus-alimen tos/>
Comments