top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto Farmácia Viva

Entrevista com a Fitoterapeuta Eloiza Maria

Entrevistada pela aluna Izabelle Oyamada

Izabelle: Boa tarde, Dona Eloiza, muito obrigada por aceitar responder algumas perguntas sobre a fitoterapia! Eloiza: O prazer é todo meu! I. Vamos começar então. Qual curso você fez? Antes do curso você já tinha algum conhecimento sobre plantas medicinais? E. "Primeiro eu fiz um curso de fitoterapia e depois eu fiz um curso de extensão sobre homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa. Antes de fazer esses cursos eu já tinha conhecimento sobre plantas medicinais, adquirido através da minha mãe (Maria José) que trabalhou no Projeto Sementinha" I. Quando você teve um maior esclarecimento sobre as plantas, você percebeu que usava ou indicava alguma planta errada para tal coisa? E. "Assim, eu não costumava indicar nenhuma planta antes de realizar o curso por questões de responsabilidade. Porém, em relação ao uso pessoal, eu não deixei de usar nada porque antes de usar qualquer produto eu procurava e pesquisava bastante, Então, as coisas que eu sabia e fazia com as plantas foi sendo confirmado durante os cursos." I. Normalmente quais são as plantas que você mais utiliza em sua casa? E. "Eu utilizo muito o funcho, dente de leão, porangaba, aroeira e melão de São Caetano." I. Você costuma fazer xaropes, tinturas, chás para sua família, vizinhos, amigos ou somente para uso pessoal? Você orienta a forma de uso e dosagem? E. "Sim. Sempre faço xaropes e tinturas para uso pessoal, da minha família e de amigos. Nos frascos tem etiquetas que orientam no uso do medicamento, como a dosagem diária, o período a ser utilizado, pra que serve e a composição também." I. Quais são as plantas mais conhecidas popularmente que você tem certeza dos seus efeitos e em quais situações você orienta usar? E.

  • A valeriana é bastante conhecida e indico o uso como calmantes, fortalecedor de nervos e dores pós-parto.

  • Ginseng eu oriento como um tônico pra restabelecer o sistema imune após uma virose, gripe, etc.

  • A aroeira e o Melão de São Caetano é muito bom como cicatrizante externo, para micoses.

  • Pitanga em casos de dores no corpo ou articulares é super viável.

I. De acordo com a sua opinião, você acha que os medicamentos destinados de plantas medicinais são mais saudáveis, que o uso dos mesmos deve ser mais estimulado na sociedade? E. "Sim, com certeza! É muito mais saudável sim e o uso e conhecimento sobre plantas medicinais deve ser propagado, porém com orientação e responsabilidade. Não é porque é um produto de origem natural que deve ser utilizado de forma indefinida e sem prazo." I. O uso e a propagação desses medicamentos podem trazer benefícios sociais? E. "Com toda certeza! Você ter plantas medicinais a sua disposição e tendo orientação sobre as mesmas vai diminuir muito o fluxo de pacientes em hospitais por conta de uma simples gripe ou virose, já que você pode fazer uma tintura ou xarope em casa para combater isso e ainda por custo zero. Vai diminuir o uso de corticoides também e diversas outras coisas. Mas na persistência dos sintomas, a ida ao médico é indispensável." I. Você acha que o uso em grandes quantidades e/ou em maior frequência pode trazer algum dano para o organismo, assim como a substituição da água pelo chá no dia a dia? E. "Sim. O uso exagerado de alguns produtos de origem natural pode trazer consequências negativas por conta da utilização de forma irresponsável . E outra, cada coisa tem sua importância. Embora o chá seja um agente medicamentoso e tenha água em sua composição, ele jamais pode substituir a quantidade de água necessária para o corpo, ou seja, a água deve continuar sendo ingerida." I. Você transmite o conhecimento que você tem para outras pessoas? E. "Sim. Eu transmito sempre priorizando a questão do uso consciente e esclarecendo o porquê de tal planta ter o seguinte efeito."


Foto da Fitoterapeuta Eloiza Maria

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page