top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto Farmácia Viva

Entrevista sobre a Terapia Floral

Atualizado: 12 de jul. de 2021

O floral é uma terapia baseada na energia das flores que propõem o equilíbrio energético do ser humano através de suas essências; ao longo do tempo devido às atividades exercidas no dia a dia pode ocorrer um desequilíbrio energético corporal. Por meio desta terapia, é proposto o reequilíbrio dessa energia que foi perdida com o auxílio dessas essências que são estudadas e preparadas. Para esse tratamento utiliza-se a energia das plantas para ajudar no condicionamento do campo energético das pessoas. Essa terapia foi desenvolvida no século XX, pelo Doutor Edward Barch, um médico homeopata. Diante dessas informações, realizamos uma entrevista com a Dra. Carla Luzia França Araújo para o esclarecimento de dúvidas sobre a terapia floral e para aprendermos como este tratamento atua no ser humano.


1) Visto que muitas pessoas não possuem conhecimento aprofundado sobre esse tipo de terapia, gostaríamos de saber um pouco melhor do que consiste essa técnica e como ela funciona.

Na verdade, não é uma técnica e sim uma terapia, uma forma de tratamento. E ela consiste em um tratamento que envolve o campo energético. Então, por diversos fatores cada um vivendo sua vida pode sofrer um desequilíbrio energético por alguma situação. Por conta disso, a terapia floral vai contribuir nesse reequilíbrio energético. Não se trata de um tratamento medicamentoso apenas para o físico e sim um tratamento que trabalha o campo energético das pessoas. O funcionamento ocorre através da energia das flores e essa energia é captada através de um condutor, que é a água. Essa energia vai sendo incorporada no nosso organismo em uma energia nossa que nos faz reequilibrar no campo energético.

2) Como é feita a determinação de que flor é indicada para cada tratamento? Além disso, as plantas medicinais estão sendo cada dia mais estudadas e tendo a sua eficácia comprovada. Sendo assim, seria possível realizar esse tipo de terapia

utilizando essas plantas?

O doutor Edward Barch foi o pioneiro no desenvolvimento da terapia floral. Era um médico homeopata, que viveu no início do século XX, e estudou as flores e a forma como ela está no mundo. Como, por exemplo, o jeito da mesma que chamamos de “assinatura da planta” e a forma dela estar e viver no mundo. A partir dessas características, ele fez uma proposição de 38 essências florais, descrevendo para que ela serve e em que situações utilizar.

O floral sempre irá trazer o positivo, não possui efeito colateral. Para uma pessoa que tem medo o floral irá trazer coragem; ele sempre trabalha o lado positivo daquela sensação e daquela condição, física e emocional, que a pessoa está trazendo naquele momento.

Como dito anteriormente, os florais não consistem em pegar qualquer flor e fazer um medicamento a partir dela. É possível fazer? Sim! Mas neste caso não se trata de terapia floral e sim de fitoterapia que contém o princípio ativo do vegetal. Na terapia floral não se trata doença, nós tratamos pessoas que tem as suas histórias de vida, as suas formas de ver mundo; e os aspectos que emergem naquele momento, ou até mesmo que a pessoa já traga dentro da sua história de vida, estão causando um desequilíbrio. A terapia floral sempre vai estar atuando para buscar o equilíbrio.

Depois do doutor Barch várias pessoas no mundo buscaram flores e plantas

locais, existem sistemas florais em vários lugares do mundo (da Austrália, do Alasca,

da Califórnia, do deserto). E aqui no Brasil também, nós temos Filhas de Gaia, Saint

Germain, Florais de Minas, Florais da Amazônia, que são exatamente isso, estudos

de pessoas que vão trabalhar com as plantas da sua região (locais) e vão fazer as

indicações daquelas essências florais.

3) A terapia floral pode ser utilizada juntamente de outros tratamentos? Como por exemplo os tratamentos alopáticos, homeopáticos ou holísticos.


Sim, ela não possui nenhum efeito colateral ou interação medicamentosa. E o principal nesse aspecto é que a terapia floral não trabalha com o princípio ativo da planta, ela trabalha só com a questão da energia. Então a captação é da energia daquela planta e não do princípio ativo, sendo assim ela não faz nenhuma interação medicamentosa. Com os tratamentos alopáticos, homeopáticos ou holísticos, como eu disse, não tem nenhum efeito colateral. Ela é complementar a qualquer tipo de tratamento.

4) Existe uma idade mínima para a utilização dessa terapia floral ou essa terapia pode ser utilizada em todas as idades?


Sim, ela pode ser utilizada em todas as idades. Não existe nenhuma contraindicação em relação à idade, doenças e sexo.

5) Há alguma contraindicação para o uso dessa terapia?


Não. A terapia floral é complementar a qualquer tipo de tratamento, podendo

ser utilizada em pacientes em tratamentos psiquiátricos que estão tomando outros

medicamentos controlados e etc. Ou seja, ela pode utilizada em qualquer situação.

6) Um tratamento com florais é contínuo ou deve ser interrompido de acordo com a melhora?


A Terapia Floral pode ser utilizada de forma contínua, nós não damos alta em tratamento com florais. É o próprio paciente que identifica se existe uma melhora. Ocorrem conversas com os pacientes, pois na terapia floral é essencial a participação do paciente durante todo o processo. É um trabalho de reconhecimento do próprio ser. Então não damos alta, o próprio paciente decide quando quer interromper o tratamento ou quando deseja mudar a fórmula. Mas tudo isso é discutido durante a consulta com o terapeuta floral. O processo é de auto-conhecimento e descobertas.

7) Como é possível participar do projeto?


O nosso projeto inicialmente começou com o foco para pessoas que vivem com HIV e AIDS. No início o projeto era voltado para esse público, e depois foi ampliado para familiares e pessoas que estão no entorno dos nossos pacientes. O projeto já tem 8 anos e tem pacientes que estão conosco desde o início, que frequentam assiduamente o nosso projeto. Já se tornaram amigos do projeto e hoje em dia são os próprios integrantes que fazem propaganda, divulgando e trazendo novos participantes. Hoje o projeto é aberto para todo tipo de pessoa, como alunos da UFRJ, servidores, às vezes parentes e amigos dos estudantes. O projeto funciona com consultas individuais e também oferecemos aplicação de reiki, mas isso fica a critério do paciente qual terapia ele quer usar, entre reiki e floral, que são as duas terapias que o nosso projeto oferece. Qualquer pessoa pode participar, é só entrar em contato e agendar. No momento temos 3 terapeutas florais e, em breve, esse número vai aumentar, pois estamos iniciando um curso de especialização em terapia floral. Com isso, brevemente teremos a possibilidade de atender um número maior de pessoas.

8) Estamos vivendo um momento bastante delicado tanto na área da saúde como

economicamente por conta da pandemia da Covid-19. O uso de florais possui um valor acessível a todas as classes e é de fácil acesso?


O nosso projeto oferece os florais de forma gratuita, principalmente para pacientes com HIV, tem sido mantido o fornecimento da fórmula. Os florais de Barch tem o preço um pouco mais caro por serem importados da Inglaterra e, com o aumento do dólar, esse custo acaba sendo mais alto. Mesmo com esse aumento ainda está sendo possível manter esse fornecimento gratuito. Em relação à pandemia, foi feito um projeto específico para esse momento utilizando um sistema floral aqui do Brasil, chamado sistema de Saint Germain, que em parceria conosco está sendo possível disponibilizar as fórmulas florais para os profissionais de saúde que estão na linha de frente dos serviços públicos de saúde. Então, nós fizemos um projeto chamado gotas de luz e uma fórmula específica para esse momento que estamos vivendo, que envolve medo, pânico, insegurança e tristeza, deixando as pessoas mais deprimidas. Com isso, foi feita uma fórmula com os florais de Saint Germain e essa fórmula está sendo fornecida para os profissionais que se interessarem e fizerem contato através do e-mail: reikiefloral@gmail.com

Dessa forma é estabelecido um contato para o fornecimento das fórmulas florais durante esse período da pandemia. É algo de fácil acesso e foi feito devido à questão que às vezes se torna difícil encontrar uma farmácia de manipulação. Além

disso, também pode ser difícil conseguir as essências que estamos indicando nesse

momento, por esse motivo está sendo fornecido um vidro de 30 mL com a fórmula

floral.


Muito obrigado a Dra. Carla Luiza França Araújo, diretora da escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ e líder do LEPPA IST/AIDS, por nos esclarecer um pouco mais sobre a terapia dos florais!

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page